Retrospecto completo: Palmeiras x Vitória - História e duelos marcantes

Com o primeiro embate válido pelo Brasileirão de 1972, Palmeiras e Vitória protagonizam um confronto que já passa de meio século de duração. E o início do retrospecto já traz um domínio alviverde que perduraria por todo o período em que os dois se encontraram ao longo dos anos.
➕ Com promoção, Palmeiras abre venda de ingressos para jogo com Fluminense
Afinal de contas, o Palmeiras venceu o Vitória logo nos três primeiros jogos e só foi perder no décimo encontro. Depois, emendou outros nove duelos de invencibilidade, maior marca na história do confronto. Ou seja, nos 19 primeiros embates, o time rubro-negro venceu um.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Números gerais
No total, foram 46 partidas oficiais entre Palmeiras e Vitória, com vantagem clara do time paulista: 26 vitórias e nove derrotas, além de 11 empates. No total, o Alviverde marcou 84 gols (média de 1,83 por jogo) e sofreu 61 (1,33 por jogo).
A maior invencibilidade é do Palmeiras, com nove jogos seguidos sem perder entre 1993 e 1999. Por outro lado, o máximo que o Vitória conseguiu foi passar três jogos sem perder.
Jogos marcantes
Entre tantos confrontos pelo Brasileirão, Palmeiras x Vitória teve o único embate internacional da história recheado de drama e com dois heróis: Tadeu e Marcos Assunção. Pela segunda fase da Copa Sul-Americana de 2010, o time baiano recebeu o Alviverde no Barradão e venceu por 2 a 0, com gols de Ramón e Neto Coruja.
Em situação difícil para a volta, o Palmeiras foi para cima do Vitória no Pacaembu, mas sofreu. Só marcou no fim do primeiro tempo, com Tadeu, o mesmo que encontrou o gol da igualdade no segundo tempo. A apreensão, porém, seguiu até o fim — quando Marcos Assunção, aos 44 do segundo tempo, decretou a virada.
O Palmeiras ainda eliminaria Universitario Sucre-BOL nas oitavas e Atlético-MG nas quartas, mas cairia nas semifinais, para o Goiás. O time brasileiro seria derrotado pelo Independiente na decisão, mesmo vencendo a ida por 2 a 0.
Ainda que seja uma nota triste para o torcedor palmeirense, o confronto da Copa do Brasil de 2003 precisa entrar na lista de jogos marcantes entre Palmeiras e Vitória. Nas oitavas de final, os times se encontraram no Parque Antártica, para o jogo de ida, e os baianos simplesmente enfiaram 7 a 2 no time da casa.
Nádson, duas vezes, e Zé Roberto abriram 3 a 0, antes de Thiago Gentil diminuir para o Palmeiras. Depois, Nádson e Dudu Cearense fariam 5 a 1, com Corrêa descontando de novo. Por fim, Marcelo Heleno fez o sexto e Nádson completou o 7 a 2 — com seu quarto gol no jogo.
O Palmeiras até venceria a volta, fora de casa, por 3 a 1. Mas nada que ameaçasse realmente a classificação do Vitória, em uma época completamente distinta da história alviverde.
Último confronto
A partida mais recente entre Palmeiras e Vitória aconteceu em agosto de 2025, pela 18ª rodada do Brasileirão. Mesmo encarando um dos principais postulantes ao título, o time rubro-negro endureceu o jogo no Barradão e chegou a fazer 2 a 0, com Renato Kayzer e Erick.
No entanto, o time de Abel Ferreira mostrou a já conhecida capacidade de reação e foi atrás, ao menos, do empate. Piquerez diminuiu o prejuízo de pênalti e Flaco López igualou, aos 41 minutos do segundo tempo.











