5 anos de Abel Ferreira no Palmeiras: números, títulos e polêmicas

Técnico mais vitorioso da história do Palmeiras, Abel Ferreira comemorou mais uma marca com a camisa do clube nessa terça-feira (4): completou cinco anos da sua estreia na beira do campo à frente do clube. Treinador mais longevo do futebol brasileiro, o português tem passagem com mais altos do que baixos, desde títulos, até grandes polêmicas em meia década em solo tupiniquim.
➕ Palmeiras 2x0 Santos: Vitor Roque brilha e Verdão dispara na liderança
Contratado no dia 30 de outubro de 2020, Abel chegou na capital paulista com imensa desconfiança da torcida e de parte da imprensa. Sem experiência em clubes de grande relevância para o futebol mundial, o português deixou o PAOK-GRE, a fim de se aventurar no Brasileirão.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
As dúvidas sobre o trabalho do técnico português foram rapidamente respondidas: em sua temporada de estreia, Abel engatou as conquistas da Copa do Brasil e Copa Libertadores.
Com confiança da diretoria, comandada à época por Maurício Galiotte (2018-2021), e posteriormente por Leila Pereira, mandatária atual do Palmeiras, Abel Ferreira recebeu carta-branca para seguir o projeto. Campeão em todos os anos à frente do corpo técnico, o português acumulou mais oito conquistas no currículo.
Relação entre Abel Ferreira e Palmeiras
Em busca de um técnico no mercado após um início de temporada abaixo do esperado, sob gestão Galiotte, o Palmeiras vivia um dilema sobre o futuro em 2020. Mesmo com um time recheado de grandes jogadores, o clube não conseguia manter trabalhos longevos após anos de conquistas.
Com um não de Sampaoli e demora pela resposta de Miguel Angél Ramírez, o clube enxergou em Abel Ferreira, técnico pouco conhecido e ainda em início de carreira, a possibilidade de novas ideias e uma mentalidade diferente. Assim, em 4 de novembro de 2020, o português foi anunciado.
Apesar de um início turbulento e taxado de técnico 'retranqueiro' por parte da torcida, Abel conseguiu levar o Palmeiras à duas finais. O primeiro título veio diante do Santos. No Maracanã, depois de um jogo apertado nos 90 minutos, Breno Lopes marcou, de cabeça, nos acréscimos, o gol do bicampeonato da Libertadores.
Ainda na temporada 2020, foi a vez do Grêmio, pela Copa do Brasil de 2020, receber o embalado Palmeiras de Abel Ferreira. Com duas vitórias e agregado de 3 a 0, o clube paulista se sagrou tetracampeão do torneio.
Anos de glórias
Os anos que se seguiram não foram diferentes. Abel Ferreira aproveitou a oportunidade de começar a temporada no Palmeiras para montar um time com a sua cara.
Assim, em 2021, contra o Flamengo, no Estadio Centenario, em Montevidéu, no Uruguai, Abel foi bicampeão continental consecutivamente. Em um jogo repleto de reviravoltas, na prorrogação, o atacante Deyverson aproveitou a falha de Andreas Pereira e marcou o gol do título.
Sob comando de Abel Ferreira, o time paulista ainda conquistou outras sete taças nas temporadas conseguintes. Foram três Paulistas (2022, 2023 e 2024), uma Recopa Sul-Americana (2022), dois Campeonatos Brasileiro (2022 e 2023), e uma Supercopa do Brasil (2023).
Polêmicas de Abel Ferreira no Palmeiras
Mesmo com a grande idolatria no Palmeiras e relevância no futebol brasileiro, Abel Ferreira ainda teve tempo de se envolver em polêmicas nos seus cinco anos em solo tupiniquim. Com 'pavio curto' e reclamações recorrentes sobre arbitragem, gramado e problemas com calendário, o treinador protagonizou grandes cenas em coletivas e no campo.
Relembre algumas polêmicas:
-
Fala considerada machista em coletiva - Em uma coletiva após goleada por 5 a 0 sobre o Cuiabá, ao ser questionado sobre a lesão de Mayke por uma jornalista mulher, ele respondeu: “Há uma coisa que vocês têm que entender. Eu tenho que dar satisfações para três mulheres só: minha mãe, minha mulher e a presidente do Palmeiras”. O técnico posteriormente se desculpou.
-
Críticas à arbitragem - Abel fez várias declarações carregadas contra árbitros e até mencionou que precisaria de “algemas” para não gesticular em campo, após reclamar da arbitragem em jogos importantes.
-
Incidente de “trombada” em câmera e saída sem cumprimentar adversário - Em junho de 2025, Abel esbarrou deliberadamente em uma câmera de transmissão e causou polêmica nas redes sociais.
Porém, nem só de polêmicas negativas vive o técnico palmeirense. Defensor ferrenho do uso das categorias de base, Abel sempre colocou a 'cara a tapa' para proteger os jovens jogadores.
Com uma relação fortalecida com a diretoria do Palmeiras e apoio de grande parte dos torcedores, Ferreira também foi alvo de clubes europeus e do mundo árabe nas janelas de transferência. Diante de propostas multimilionárias, Abel escolheu ficar.
-
Postura ética ao recusar propostas milionárias do exterior - Mesmo com convites de clubes europeus e do mundo árabe, Abel reafirmou compromisso com o Palmeiras em várias entrevistas, priorizando “respeito à palavra dada”.
-
Defesa da base e valorização dos jovens: Abel foi firme ao rebater críticas sobre escalar garotos da base, como Endrick, Gabriel Menino e Estêvão, afirmando: “Prefiro errar com os meus meninos do que acertar com os dos outros.”
Números de Abel Ferreira pelo Palmeiras
Empatado com Oswaldo Brandão, Abel Ferreira é o treinador com mais títulos da história do Palmeiras, com 10 ao todo. Oswaldo, porém, conquistou o número em quatro passagens pelo Verdão, enquanto o português foi em uma só.
-
10 títulos
-
361 jogos
-
212 vitórias
-
83 empates
-
66 derrotas
-
606 gols marcados
-
286 gols sofridos
Marcas importantes
-
Técnico mais longevo da história do Palmeiras em uma única passagem
-
Único treinador do Palmeiras com pelo menos um título estadual, um nacional e um internacional
-
Técnico do Palmeiras com mais títulos internacionais (3)
-
Treinador com mais finais (14)
-
Treinador que mais comandou e mais venceu o Palmeiras no Allianz Parque
-
Recorde de vitórias em sequência no Allianz Parque (10)











